CERLALC reúne grupo de especialistas para definição dos metadados básicos de livros na América Latina


A Câmara Brasileira do Livro participa do grupo de trabalho que definiu os dados bibliográficos mais importantes para indústria livreira

CERLALC reúne grupo de especialistas para definição dos metadados básicos de livros na América Latina

O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe [CERLALC], órgão intergovernamental ligado à UNESCO, reuniu, no final de setembro, em Bogotá, representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Panamá para discutir e estabelecer os metadados mais importantes, considerados básicos, para os livros impressos e digitais em circulação na América Latina.

O grupo de trabalho definiu, entre outras diretrizes, a adoção da iniciativa Onix for Books como padrão para o intercâmbio de metadados na região. A iniciativa Onix for Books, desenvolvido pela EDItEUR [www.editeur.org], grupo de coordenação de infra-estrutura para comércio eletrônico, está se estabelecendo como padrão internacional para representar e comunicar as informações eletrônicos sobre o produto livro.

Durante a reunião foram discutidos também temas como a necessidade de formação sobre metadados e de direitos autorais no ambiente digital.

O grupo definiu como informações básicas àquelas usadas para registro do ISBN pelas agências dos países membros da CERLALC. Farão parte destes metadados básicos as informações adicionais necessárias para identificar cada livro no circuito comercial. Campos como autor, título, formato, edição, idioma, país e assunto foram definidos a partir de dados, de uma determinada obra, considerados convergentes tanto para a versão impressa, quanto a versão em áudio ou eletrônica.

A versão final dos metadados será em breve publicada nos sites do CERLALC e do Cadastro Nacional do Livro [CANAL].

A CERLALC está trabalhando para desenvolver uma agenda permanente do grupo de trabalho para permitir a adoção de normas para a distribuição de informações de publicações iberoamericanas. Esta região pode ter mais representação nas decisões relativas às declarações de padrões do livro tomadas a nível mundial.

O CANAL, centro único de gestão e distribuição de dados de informações sobre o livro, projeto criado pela Câmara Brasileira do Livro, será o primeiro catálogo de livros a utilizar todos os metadados básicos definidos pelo grupo. Segundo Ednei Procópio, coordenador geral do CANAL e representante da CBL e Brasil no grupo de trabalho de metadados da CERLALC, “quando finalmente entrar no ar, o Cadastro Nacional do Livro unirá informações precisas sobre todos os livros em circulação em língua portuguesa através de um padrão comercial de intercâmbios.

Mais informações: