1] Sobre o Editor

Ednei Procópio

Ednei Procópio

Visite a página oficial de Ednei Procópio em www.edneiprocopio.com.br, no FaceBook e, para contato envie e-mailedneiprocopio@gmail.com.

Este weblog é mantido e atualizado, desde 2001, pelo seu principal curador Ednei Procópio.

Desde 1998 especialista em eBooks, Ednei Procópio escreveu textos e artigos sobre os livros eletrônicos. Também colabora com textos para a Agência de Notícias Brasil Que Lê.

Em 2005, Procópio publicou o livro “Construindo uma Biblioteca Digital“. Em agosto de 2010, durante a Bienal do Livro de São Paulo, lançou “O Livro na Era Digital“. Já em 2013, lançou o seu terceiro livro  cujo título final é “A Revolução dos eBooks” [pela editora do Senai] indicado ao Prêmio Jabuti 2014.

Ministrou cursos como “A Revolução dos eBooks” na Escola do Escritor [do Grupo Editorial Scortecci] e cursos como Gerenciamento de Catálogo e Conteúdo para Livros Digitais na Escola do Livro, entre outros. Também ministra palestras e workshops por todo o Brasil.

Foi Coordenador Geral do projeto que implementou e desenvolveu o Cadastro Nacional do Livro [CBL]. Foi membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro e do Grupo de Trabalho que organiza o Congresso Internacional CBL do Livro Digital.

Integrou o Grupo de Trabalho sobre Metadados do CERLALC [Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe], um organismo intergovernamental sob os auspícios da UNESCO.

Foi consultor do Sebrae e da Acaiaca Digital, além de editoras como LTr, Dufaux, Biblioteca do Exército, etc., para assuntos relacionados a livros digitais.

De 2000 até 2005, Ednei Procópio colaborou, como editor, com a equipe da iEditora, empresa pioneira na publicação e distribuição de livros eletrônicos na América Latina. E, mais tarde, com a Edições Inteligentes, editora especializada em Self Publishing. A empresa iEditora faliu durante o que ficou conhecido como o primeiro estouro da bolha da Internet.

Em 2001, Procópio fundou o website eBookCult [www.ebookcult.com.br], cuja biblioteca digital criada contabilizou, no período em que esteve a frente do projeto, mais de seis milhões de downloads de livros eletrônicos [auditorados], numa época em que os eBooks não haviam se quer se popularizados; e foi o único site, desde então, a figurar no topo da busca do Google internacional com a palavra-chave “eBook“.

O eBookCult Digital Library Solutions, mais tarde, em 2005, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um e-reader [modelo ETI-2], em parceria com a empresa americana eBook Technologies [comprada pelo Google no final de 2010], com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio. O eBookCult foi vendido em junho de 2011 para servir de base a uma startup.

Procópio, também foi sócio-fundador de um selo editorial onde  publicou [de maio de 2005 a maio de 2011]  mais de 200 títulos em versão impressa, eletrônica e até em audiobook. Até o momento, Ednei Procópio ajudou na publicação e comercialização de cerca de 1.000 títulos digitais, e aproximadamente 500 títulos simultaneamente em versão impressa sob demanda.

Atualmente está empenhado no crescimento de uma empresa de livros e leitura chamada LIVRUS [www.livrus.com.br], cujo escritório fica sediado na capital São Paulo. A Livrus é iniciativa baseada nos conceitos de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural. A Livrus Negócios Editoriais é uma empresa de comunicação especializada em livros que tem como objetivo levar os autores e as suas obras para a Era Digital, publica um título por semana.