Aplicação melhora a rolagem de texto para você, no seu ritmo


Ler um texto é algo que cada um de nós faz em um ritmo próprio, e que varia dependendo da situação.

Por isso os mecanismos atuais, que fazem o texto rolar continuamente, nunca tiveram muito uso prático.

Christian Lander, da Universidade de Saarland, na Alemanha, criou um sistema melhor.

Rastreando o movimento dos olhos do leitor, o programa criado por Lander reconhece a velocidade de leitura a cada momento, permitindo que o texto role automaticamente linha por linha, na velocidade correta para cada usuário.

Nós usamos óculos de rastreamento ocular disponíveis no comércio,” ressalta Lander.

Esses óculos são equipados com duas câmeras: uma pequena câmera infravermelha voltada para o usuário rastreia o movimento da pupila do olho direito. A outra câmera é voltada para a frente e grava a imagem que o usuário está vendo.

O programa combina as duas imagens e então calcula a direção do olhar com grande precisão, o que permite determinar o ponto em que o usuário está lendo a cada momento.

Ele calcula a velocidade média na qual cada parágrafo é lido. O método envolve registrar a velocidade com que o olho do usuário viaja da esquerda para a direita ao longo de cada linha, e então para baixo, para a próxima linha,” conta Lander.

Segundo ele, o sistema pode ser adaptado para leitores eletrônicos e atualmente já permite que até três leitores leiam ao mesmo tempo em uma tela grande, cada um com seus próprios óculos e visualizando uma janela independente.

Site Inovação Tecnológica | 04/03/2015

Anúncios

Um pensamento sobre “Aplicação melhora a rolagem de texto para você, no seu ritmo

  1. Pingback: Aplicação melhora a rolagem de texto para você, no seu ritmo - Dualpixel Blog

Os comentários estão desativados.