Rio Cidade Livro, uma plataforma da literatura brasileira


A plataforma “Rio Cidade Livro” será um espaço para mapeamento periódico de lugares e histórias da literatura permitindo ao leitor selecionar roteiros específicos ou mesmo realizar uma navegação cruzada de romances x lugares. Uma cartografia literária do Rio de Janeiro em que é possível acompanhar os passos de vários clássicos da literatura brasileira.

A cerimônia de lançamento da “Rio cidade livro” será no dia 06 de novembro a partir das 9h no Museu de Arte do Rio. Na palestra inaugural além do projeto, vai ser apresentado a primeira obra mapeada na plataforma: “O Cortiço Anotado”, edição de 125 anos do clássico de Aluísio Azevedo, que faz parte da biblioteca Rio 450 anos.

Participam do evento Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura; Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras [ABL] e Cláudio Soares, editor de O Cortiço Anotado, CEO da plataforma de cartografia literária Somos João do Rio e idealizador do Rio Cidade Livro. A mediação do encontro será de Janaina Melo, Gerente de Educação do Museu de Arte do Rio. A curadoria é da Gisele Lopes e da Patricia Nogueira, da Gerência de Livro e Leitura/SMC.

Para conhecer a plataforma Rio cidade livro, acesse: www.riocidadelivro.com.br.

Para acompanhar as notícias em relação a plataforma curta a fanpage no Facebook:https://www.facebook.com/riocidadelivro.

Confira o vídeo sobre a plataforma neste link.

Biblioo | 30/10/2015