Wikipédia começa nova campanha de doações para manter site funcionando


Página inicial da Wikipédia pede doações

Página inicial da Wikipédia pede doações

A Wikipédia começou uma nova campanha de arrecadação para manter a popular enciclopédia on-line funcionando.

Quem acessar algum dos verbetes da enciclopédia eletrônica vai encontrar um aviso na parte de cima da página com um apelo da Fundação Wikimedia, empresa responsável pela Wikipédia e por outros sites colaborativos, por doações.

Nós estamos pedindo ajuda para a Wikipédia. Para proteger nossa independência, nós nunca teremos anúncios. Sobrevivemos com doações em média de R$ 25. Se todo mundo que estiver lendo este aviso neste momento doar R$ 10, nossa arrecadação terminaria em uma hora“, diz.

Pelo banner, as doações podem ser feitas em qualquer valor. Também há a opção de escolher se o pagamento será feito uma única vez ou se será de forma mensal. A Wikipédia aceita cartão de crédito, transferência bancária ou via PayPal, mas este último em dólares.

Para fazer doações de outras maneiras -pode ser até por bitcoins- há um link na parte de baixo do aviso que ensina como proceder.

A Wikipédia costuma fazer campanhas de doações de tempos em tempos. A empresa sem fins lucrativos afirma que tem gastos com servidores, funcionários e programas parecidos com os dos grandes sites e precisa das doações para continuar funcionando.

São 273 funcionários, segundo a Fundação Wikimedia, divididos principalmente na área de tecnologia e em arrecadar fundos.

A Wikipédia é um pouco especial. É como uma livraria ou um parque público onde todos nós podemos ir para aprender. Se a Wikipédia é útil para você, por favor, gaste um minuto para mantê-la on-line e grátis“, afirma o anúncio.

Publicado originalmente em | 19/08/2015, às 11h54