Editora brasileira lança livro em inglês, exclusivo em eBook


POR EDNEI PROCÓPIO

Em breve, pretendo parar de escrever sobre livros digitais, pelo menos sobre a teoria do que envolve o tema. Mas a decisão é por um motivo bom. A meu ver, já chegamos a um ponto de uma revolução em que somente os cases disponíveis já seriam suficientes para exemplificar e demonstrar, na prática, como este novo e crescente mercado poderia se estabelecer.

Um exemplo extraordinário de como fazer o uso das ferramentas, tecnologias, canais e plataformas de eBooks, hoje disponíveis, é o da editora Dufaux, sediada em Belo Horizonte [MG]. Conheci a editora da Dufaux durante a convenção de livreiros promovida pela Associação Nacional de Livrarias, quando fui convidado para falar do assunto em uma mesa. De lá par cá, a editora e eu temos tido ótimas conversas sobre o tema.

Ministrei há algum tempo uma palestra dentro da Dufaux para todos os colaboradores da casa e, logo em seguida, iniciamos um trabalho de consultoria para levar o catálogo deles para o formato digital. Após o entendimento de que nada neste país é de fácil execução, livros foram selecionados, contratos foram revistos, arquivos foram produzidos e convertidos. Títulos foram cadastrados. Bem, o resultado de um trabalho sério, pensado com estratégia, dedicação e amor ao ofício, sem pressa ou atropelos, pode ser conferido logo abaixo.

POR EDNEI PROCÓPIO