Leitores de Sorocaba ganham acesso gratuito à biblioteca digital


Os moradores de Sorocaba [SP] apaixonados por leitura têm agora uma nova maneira de viajar pelo mundo das histórias. Uma parceria realizada pela Secretaria da Cultura [Secult], junto à Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, com o site Árvore de Livros disponibiliza gratuitamente cerca de mil títulos de diversos gêneros literários para empréstimo on-line.

Sensacional. É assim que o estudante de Publicidade e Propaganda, Renan Klinguelfus, descreve a parceria. Ele aderiu à ferramenta assim que ficou sabendo da novidade. “Quando li que teriam vários livros gratuitos para qualquer pessoa, já procurei como me cadastrava e mandei o e-mail”, conta.

Morador do bairro Vila Independência, Renan acredita que a parceria trouxe facilidade para a vida dos leitores. “É uma biblioteca que fica longe, então é ótimo ter disponível o livro digital e isso de poder emprestar on-line torna a leitura responsável porque você não vai salvar o livro da internet e enviar para as pessoas”, destaca.

Ele, que já emprestou um e-book de poesias, afirma que a ferramenta é fácil e prática. “Dá para ajustar a letra, a cor e o tamanho. Li pelo celular e funcionou muito bem”, completa. A iniciativa, segundo ele, beneficia desde estudantes do ensino fundamental até universitários.

Segundo o coordenador da biblioteca municipal, André Mascarenhas, qualquer pessoa pode solicitar a participação. Para ter acesso ao sistema, o interessado deve enviar nome completo, data de nascimento e e-mail de contato para o endereço atendimentobiblioteca@sorocaba.sp.gov.br e aguardar um e-mail de confirmação.

Após o cadastro da senha, o leitor tem acesso a um acervo com títulos das mais variadas categorias, como biografias, infanto-juvenis, pedagógicos, negócios, entre outros. Os livros podem ser acessados em diversos dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks e ficam disponíveis para leitura por 15 dias. Como não há necessidade de baixa-los, o sistema oferece maior segurança contra atos de pirataria.

Desde que a parceria foi assinada, mais de 180 pessoas, com idade entre 20 e 50 anos, solicitaram inclusão no serviço. “Consideramos a parceria importante para democratizar ainda mais o acesso às novas tecnologias de leitura e mostrar que é possível ter acesso tanto ao livro impresso como o digital de maneira que sejam ferramentas complementares para o estudo e aquisição de conhecimento”, destaca André.

‘Árvore’ em Salto

A Biblioteca Municipal de Salto [SP] também fechou parceria com o site de empréstimo de e-books. Os interessados em ter acesso às publicações devem comparecer à biblioteca para solicitar o cadastro de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. É necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e o endereço de e-mail. A biblioteca municipal fica na Praça Paula Souza, 30, no Centro.

G1 – 23/02/2015

Anúncios