Sorocaba, em São Paulo, já tem sua biblioteca digital para emprestar eBooks


Há cerca de dez dias, os leitores sorocabanos já contam com um serviço gratuito de empréstimo de e-books, por meio do site “Árvore” [www.arvoredelivros.com.br]. Essa novidade é uma parceria da Secretaria da Cultura [Secult] junto à Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”.

A plataforma oferece mais de 1.000 títulos nas categorias ficção; infantojuvenil; biografia; clássicos, negócios e até mesmo pedagógicos, todos de livre domínio e que podem ser acessados em todas as plataformas digitais.

Para ter acesso ao sistema, o interessado deverá se cadastrar enviando nome, data de nascimento e e-mail de contato para o endereço atendimentobiblioteca@sorocaba.sp.gov.br. O cadastro será realizado pela biblioteca e o acesso será liberado após confirmação via e-mail indicado pelo usuário. Cada pessoa poderá emprestar até 3 “livros digitais” com permanência de 15 dias para uso.

Desde o início da parceria, cerca de 80 pessoas solicitaram inclusão no serviço.

A Biblioteca Digital funciona com o sistema de streaming e o usuário não precisa baixar o arquivo do eBook em seu dispositivo de leitura, bastando apenas carregá-lo na tela. Esse sistema oferece maior segurança contra atos de pirataria.

Com esta biblioteca digital damos mais um passo na facilitação do acesso da comunidade à leitura. Seja para diversão, trabalho ou estudo, o sorocabano encontrará centenas de títulos que podem ser lidos em qualquer lugar e a qualquer hora“, enfatizou a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes da Silva.

Cruzeiro do Sul | 16/01/2015