Dia 17 você tem um encontro com os anjos!


ANJOS NA LITERATURA
REALIDADE E FICÇÃO

Os autores Leandro Schulai [O Vale dos Anjos] e Rogério Bin [Os Anjos São Reais?]
ministam palestra conjunta, na qual abordarão o tema “anjos”.

A maioria de nós acredita em Anjos. Alguns na forma mais real da palavra, outros numa forma mais abstrata. Desde crianças, ouvimos falar no tal Anjo da Guarda. Àquele “serzinho” que nos socorria nas horas mais perigosas, protegendo-nos do perigo e que nos induz sempre às boas ações.

Na desinência da palavra, anjo, do latim angelus e do grego ángelos, quer dizer mensageiro, segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, servos e atuam como ajudantes ou mensageiros de Deus.

Na iconografia comum, os anjos geralmente têm asas como as aves, uma auréola e tem uma beleza delicada, emanando forte brilho. Por vezes são representados como uma criança, por sua inocência e virtude. Os relatos bíblicos contam que os anjos muitas vezes foram autores de fenômenos milagrosos e a crença nesta tradição é que uma de suas missões é ajudar a humanidade em seu processo de aproximação a Deus.

Os anjos são ainda figuras importantes em muitas outras tradições religiosas do passado e do presente e o nome de “anjo” é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes.

Partindo desse princípio, a cultura popular em vários países do mundo deu origem a um copioso folclore sobre os anjos e os autores abordam essa temática de formas diferentes.

Nesta edição do Clube de Leitura Livros, Leandro Schulai, autor da saga “O Vale dos Anjos” traz o anjo no formato do guerreiro, em busca de seu amor que ficou em outra vida. Enquanto que Rogério Bin, autor de “Os Anjos são Reais?” fará alusão aos anjos como observadores dos terráqueos. Duas visões diferentes, moderadas pelo jornalista Sérgio Pereira Couto, que vão fazer você repensar sobre anjos.

Se você acreditar neles, é claro!

Clube de Leitura Livrus | A literatura lida e revista com a sua participação.