Editora Allison & Busby fala de sua experiência com os eBooks


unnamed (1)O Boletim Google Play Número 9, conversou com Susie Dunlop, diretora editorial da Allison & Busby, uma editora independente com sede no Reino Unido. A empresa tem muitos anos de experiência com a publicação de livros físicos e recentemente decidiu aventurar-se com eBooks. Boletim Google Play Número 9 pediu a Susie que compartilhasse um pouco de sua história.

Como começou sua experiência editorial?

Entrei na William Collins [agora chamada HarperCollins] no final dos anos 1980, como secretária de um gerente de vendas que cuidava dos negócios do clube de livros. Como ele estava se aposentando, fiquei muito envolvida em todos os aspectos do trabalho. Naquele tempo, antes de existir e-mails e Internet, isso significava falar com colegas e clientes diariamente.

Aprendi muito ao passar por vários departamentos. Todo mundo era essencial para nossa função de vendas, desde as áreas de marketing e publicidade até o setor de arte/design e produção. Eu não estaria no cargo de diretora editorial hoje se não tivesse conhecido tão bem os fundamentos de todos os aspectos do processo de publicação.

unnamed (2)Qual foi o impacto causado pelo crescimento da indústria do eBook?

Foi um começo lento para nós, sendo uma editora tão pequena, mas logo que nos unimos à iniciativa Faber Factory, as coisas começaram a melhorar. Vimos um crescimento sólido nos primeiros 18 meses e foi incrível ver o público leitor adaptar-se tanto aos livros eletrônicos.

O crescimento desse formato tem um grande impacto nas minhas decisões editoriais e de aquisição. Frequentemente avalio os livros de acordo com seu potencial de venda no formato digital. Mesmo assim, ainda publico livros que adoro e sem os quais não poderia viver, mesmo achando que não venderemos uma cópia sequer!

Que conselho você daria a autores ou editores que estão começando?

Faça seu dever de casa e pesquise tudo que puder. Observe outros autores e editoras que têm algum impacto em áreas nas quais você deseja se envolver. Suas capas são tão atraentes quanto as deles?

Pense em como a capa do seu livro vai ficar como uma miniatura em um website ou no Twitter. Faça com que seu trabalho receba resenhas de blogueiros e leitores. Resenhas de colegas são tão essenciais hoje em dia quanto as da mídia tradicional.

Seja notado. Com seus metadados bem divulgados, seu livro pode ganhar destaque. Não tenha medo de críticas e de seguir conselhos. Há muitos outros editores e autores por aí que têm o prazer de compartilhar experiências, sejam boas ou ruins.

 

Anúncios