Biblioteca do Vaticano disponibiliza 4.000 manuscritos online


Já estão online e em alta definição mais de 4.000 manuscritos antigos classificados de grande valor histórico pertencentes ao arquivo da Biblioteca do Vaticano. Quando o processo de digitalização estiver concluído, serão disponibilizados todos os 80 mil documentos do arquivo.

Este arquivo digital, acessível no site www.vaticanlibrary.va, oferece imagens em alta resolução que podem ser visualizadas em qualquer plataforma, desde computadores a tablets.

O projeto para a digitalização da Biblioteca Apostólica do Vaticano foi realizado pela empresa japonesa NTT DATA e arrancou no final de Março. A NTT DATA implementou a infraestrutura que assegura o armazenamento a longo prazo, assim como a segurança dos arquivos digitais.

Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca Apostólica do Vaticano, assinala, num comunicado da NTT DATA enviado ao Boas Notícias, que com este projeto o Vaticano “cumpre a missão de colocar à disposição de todo o mundo alguns dos tesouros mais conhecidos da humanidade”.

O novo arquivo digital da Biblioteca Apostólica do Vaticano também pode ser visitado a partir do portalwww.digitavaticana.org, da Digita Vaticana, uma fundação que obtém fundos para o desenvolvimento de projetos de conservação dos arquivos históricos da Santa Sé.

Boas Notícias | 10/11/2014

Anúncios