Bibliotecas comemoram Dia da Leitura com palestra sobre empréstimo de eBooks e leitura digital


Além de contação de histórias para pequenos leitores e um amplo calendário de atividades literárias que acontecerão pelo país afora, as bibliotecas brasileiras vão comemorar, este ano, o Dia Nacional da Leitura [que coincide com Dia da Criança, que em 2014 cai em um domingo] com uma inovação, que também sinaliza a predisposição dos bibliotecários de se manterem antenados com os tempos atuais, marcados por uma forte presença das tecnologias digitais no mundo dos livros. Junto com a Árvore de Livros, uma plataforma de empréstimo de eBooks, o Conselho Federal de Biblioteconomia vai promover uma palestra virtual, seguida de debate, para mostrar como estão funcionando as primeiras bibliotecas de empréstimo de livros digitais e o impacto sobre a leitura.

O convidado para falar sobre o tema, com a palestra “Dos tabletes de argila aos eBooks: a revolução na palma da mão”, é o ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional Galeno Amorim, autor de pesquisas sobre o assunto e CEO da Árvore, que já opera em mais de 300 bibliotecas em 26 estados brasileiros. Segundo pesquisa do Observatório do Livro e da Leitura, que ele próprio coordenou, dois em cada três bibliotecários consideram que as novas tecnologias de empréstimo de livros devem atrair mais usuários às bibliotecas e, por isso, 97% estão dispostos a se engajar para promover os novos meios de leitura.

A palestra virtual será na terça-feira [14/10], das 11 às 12 horas, com transmissão ao vivo pelo serviço Hangourt, do Google. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://migre.me/m9IHK.

Blog do Galeno | Edição 369 | 16/10/2014

Anúncios