Seduc-PI beneficia 5 mil alunos com a abertura de 22 bibliotecas virtuais


Acreditar na educação como pilar fundamental de desenvolvimento. Foi dessa forma, apostando no ensino como instrumento de formação da cidadania, que o secretário de Estado da Educação e Cultura, Alano Dourado, lançou, na última sexta-feira [05], o Projeto “Aplicar – Bibliotecas Virtuais”, em Parnaíba, na Região Norte do Piauí. Com a iniciativa, 22 salas do futuro irão beneficiar mais de 5 mil alunos no município.

Mais de 5 mil alunos serão beneficiados com as 22 salas do projeto “Aplicar – Bibliotecas Virtuais”, entregues em solenidade realizada nesta sexta-feira [05/09] na cidade de Parnaíba, região Norte do Estado. O projeto simboliza a aposta do secretário de Educação, Alano Dourado, que vê a educação como pilar fundamental de desenvolvimento e formação da cidadania do jovem.

Durante o evento realizada no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional – Ceep Ministro Petrônio Portela, um total de 660 professores/multiplicadores receberam os certificados dos Cursos de Formação que os tornam aptos a executar os trabalhos nas escolas.

É muito gratificante estar aqui hoje e trazer essa novidade que vai incentivar ainda mais o saber. Nossa preocupação é garantir a qualidade do ensino ofertado nas nossas escolas. Essas salas do futuro, como o próprio nome já diz, vão servir para ajudar na busca por um futuro melhor através da educação”, destacou do Secretário Alano Dourado. Para o gestor da Educação, entregar a nova tecnologia aos alunos e professores é uma forma de estimular o conhecimento e de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

Ainda em sua fala, Alano Dourado procurou motivar a comunidade escolar, relatando histórias de sucesso que foram frutos de empenho e dedicação aos estudos. Segundo ele, a educação é a principal responsável por eliminar barreiras e ampliar horizontes. Atentos às palavras do Secretário, os estudantes se comprometeram em utilizar os novos equipamentos para melhorar o desempenho escolar.

A estudante Francisca Barbosa foi uma das beneficiadas pelo projeto lançado nesta sexta. Ela comemora a nova ferramenta de ensino, que possibilitará melhoria no aprendizado e mudará a realidade dos jovens de Parnaíba. “Estou muito feliz com a biblioteca virtual. Creio que ela nos ajudará na realização de atividades dentro da escola e será uma ótima fonte de pesquisa. É uma nova realidade que vamos viver aqui”, afirmou a aluna.

Além de possibilitar novas experiências educacionais, as salas darão suporte para que o ensino da região continue seguindo rumo ao desenvolvimento. Como uma das maiores cidades do Estado, Parnaíba é responsável pela formação de milhares de jovens.

À frente da 1ª Gerência Regional de Educação [Gre], Fátima Silveira disse que o Projeto é um marco na história do município. Para ela, os alunos e professores são beneficiados pelo fato das salas do futuro facilitar a pesquisa e o conhecimento.

A educação de Parnaíba ganha muito com essa iniciativa. Aqui, buscamos sempre ofertar o melhor no que diz respeito ao ensino e agora ganhamos mais esse suporte que vai ser fundamental para conseguirmos evoluir ainda mais”, concluiu a gerente.

180 graus | 06/09/2014