Autor mais produtivo da Wikipédia já escreveu 10% de todo material


Com ajuda de software, sueco cria até 10 mil artigos novos em um dia

Além de escrever artigos para a Wikipédia, Sverker Johansson leciona na Universidade de Dalarna, na Suécia - Divulgação/ hem.hj.se  Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/autor-mais-produtivo-da-wikipedia-ja-escreveu-27-milhoes-de-artigos-quase-10-de-todo-material-13262849#ixzz37eXBm6Ia

Além de escrever artigos para a Wikipédia, Sverker Johansson leciona na Universidade de Dalarna, na Suécia – Divulgação/ hem.hj.se

RIO | Talvez você nunca tenha ouvido falar em Sverker Johansson, mas ele é o autor com maior número de artigos publicados na Wikipédia. Ele já escreveu 2,7 milhões de artigos para a enciplopédia on-line, ou seja, 8,5% dela.

O jornal “The Wall Street Journal” traçou um perfil do sueco de 53 anos cuja produção ultrapassa a de qualquer outro autor da Wikipédia. Com diplomas em linguística, engenharia civil, economia e física, ele já contribuiu principlamente com artigos sobre espécies obscuras de animais — particularmente borboletas e besouros — e sente muito orgulho seu trabalho em catalogar cidades nas Filipinas.

Apesar da enorme produção, é provável que muitos brasileiros nunca tenham lido nada escrito por ele, já que um terço de suas contribuições estão escritas em sueco, sua língua natal, e dois terços em dois dialetos filipinos, sendo um deles o idioma de sua mulher. Além disso, o trabalho de Johansson, que tem dedicado os últimos 7 anos de sua vida a isso, não é feito inteiramente sozinho.

O grosso de suas publicações foram criadas por um software de computador conhecido como um bot. O programa de Sr. Johansson vasculha bases de dados e outras fontes digitais de informação e, em seguida, empacota tudo em um artigo. Em um bom dia de trabalho, ele diz que sua “Lsjbot” cria até 10 mil novos artigos”, explica um trecho da reportagem.

Bots são ferramentas controversas na Wikipédia, já que algumas pessoas reclamam que ela descarta a criatividade humana, apesar de seu uso ser autorizado pelas regras do site.

Na Wikipédia, qualquer usuário registrado pode criar um artigo. Johansson tem de encontrar um banco de dados confiável, criar um modelo para um determinado assunto e, em seguida, ativar o seu bot de seu computador. O software — que o especialista demorou meses para programar — procura por informações e, então, as publica a enciclopédia virtual.

Eu estou fazendo isso para criar uma democracia absoluta na web”, disse Johansson ao jornal americano, sentado na frente de um computador em seu escritório na Universidade de Dalarna, na Suécia.

O GLOBO | 15/07/2014, às 11:49

Anúncios