Livro digital permite visita virtual ao acervo da Pinacoteca Benedicto Calixto


Um museu para carregar na bolsa ou na mochila. Assim é o livro interativo Calixto Digital, um projeto desenvolvido para a Pinacoteca Benedicto Calixto, que reúne conteúdo sobre o acervo permanente do museu, para ser baixado gratuitamente para iPads.

Pioneiro na área da museologia da América Latina, o livro digital vai colocar a Pinacoteca em lugar de destaque no 6º Encontro Paulista de Museus, que acontece entre hoje e quarta-feira, na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em Santana, na Capital.

A Pinacoteca será citada como o único museu da América Latina a disponibilizar um livro interativo para iPads, com acesso gratuito [há, também, uma versão em PDF]. Instituições como a Pinacoteca do Estado e o Masp, que é o museu mais visitado do Brasil, não possuem um projeto assim.

Em uma área especial, onde apenas 25 entidades vão mostrar projetos nas áreas estruturantes ou educativas, a Benedicto Calixto vai ocupar um dos espaços e apresentar ao público o Calixto Digital.

Recebemos com orgulho e satisfação o convite para integrar um grupo tão seleto. É o reconhecimento de um trabalho sério, que tem como principal objetivo avançar, democratizar e valorizar ainda mais o museu e a obra de Calixto”, diz a vice-presidente da Pinacoteca, Silvia Teixeira Penteado.

Considerado o maior evento paulista do setor, reunindo a cada ano mais de 1 mil profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados, o encontro deste ano propõe o debate sobre o processo de ressignificação dos museus.

Segundo a organização, o tema surgiu da necessidade de repensar o papel dos museus e de suas práticas, bem como os modos de atuação dos seus profissionais e gestores públicos e privados.

Desde 2009, o encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus [SISEM-SP], reunindo um público múltiplo, que inclui participantes de outros estados e países – por meio de transmissão on-line – e, também, de representantes de outros Sistemas Estaduais de Museus. Saiba mais no site.

A Tribuna | 02/06/2014

Anúncios