Empresa cria versões digitais de livros e cresce 400% em um ano


O mercado de livros digitais é uma tendência e cresce no Brasil. Em 2013, as versões digitais representaram quase 5% do setor editorial e, em 2014, devem fechar com uma participação de 10%. O e-book está conquistando adeptos no Brasil por causa da praticidade, interatividade e do baixo custo.

O empresário Greg Bateman veio dos Estados Unidos para investir no mercado brasileiro de e-books. Sua empresa, a Hondana, cresceu 400% no ano passado. “Quando eu cheguei aqui no Brasil, em 2012, os livros digitais eram 1% do mercado editorial. Neste ano, acho que vamos chegar até 10% do mercado”, diz o empresário.

Esta alta é impulsionada pelo aumento das vendas de computadores, tablets e smartphones no país. Em 2014, deverão ser vendidos mais de 70 milhões de aparelhos, de acordo com a IDC Brasil, empresa de consultoria do setor de tecnologia da informação.

A empresa de Greg Bateman tem capacidade para digitalizar 100 livros por mês. Ela é contratada por editoras e recebe prontos os textos, fotos, vídeos e áudios. Em dois anos de atividade, a empresa já digitalizou 2.500 livros. O faturamento do negócio foi de mais de R$ 100 mil em 2013.

A adaptação de um livro físico para a versão digital pode demorar três semanas, de acordo com o tamanho da obra e da ferramenta que vai oferecer ao leitor. No e-book é possível regular o tamanho da fonte, o brilho da tela e a cor do fundo. Além disso, o leitor ainda pode fazer anotações, pesquisar o significado de palavras e compartilhar trecho em redes sociais.

A DSOP, editora especializada em livros de educação financeira, contratou a empresa de Greg Bateman e todo o acervo foi digitalizado. Hoje, 5% do faturamento vêm do comércio de e-books.

Hoje, a editora lança simultaneamente as versões física e digital. O volume virtual não tem custos de impressão, distribuição e logística, por isso sai bem mais em conta para o cliente final. Mas apesar de todos os atrativos do e-book, o livro de papel ainda está muito longe de acabar.

G1 – 25/05/2014

Anúncios