Site disponibiliza obra completa de Machado de Assis para download


Retrato do escritor brasileiro Machado de Assis [1839-1908] | Fundo Correio da Manhã | Arquivo Nacional

Retrato do escritor brasileiro Machado de Assis [1839-1908] | Fundo Correio da Manhã | Arquivo Nacional

A Coleção Digital Machado de Assis, parceria entre o portal Domínio Público [a Biblioteca Digital do MEC] e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística [Nupill], da Universidade Federal de Santa Catarina, disponibilizou a a obra completa do escritor [1839-1908] para download gratuito.

Além dos principais clássicos de Machado no romance [“Memórias Póstumas de Brás Cubas”,”Quincas Borba”, “Dom Casmurro”] e no conto [“Papéis Avulsos”], o projeto também apresenta facetas menos conhecidas do autor.

Estão lá o Machado poeta, cronista, dramaturgo e tradutor [verteu para o português livros de Alexandre Dumas Filho, Victor Hugo e Charles Dickens].

Também é possível ler as críticas literárias que escreveu ao longo de toda a carreira —destaque para o seminal “Notícia da Atual Literatura Brasileira: Instinto de Nacionalidade” e “Eça de Queirós: O Primo Basílio”, famosa diatribe que lançou ao autor português.

Fora os textos de Machado, há teses e dissertações sobre seus livros, textos de contemporâneos ilustres do escritor [Euclydes da Cunha, José Veríssimo, Rui Barbosa] e um vídeo que retrata sua carreira.

Publicado originalmente e clipado à partir de Folha Online | 28/04/2014

Anúncios