Conheça a história de Jane Austen e baixe seus livros gratuitamente


A escritora inglesa Jane Austen escreveu romances que se tornaram famosos até os dias atuais. Conheça a sua trajetória e faça download gratuito de 8 livros seus

Você conhece Jane Austen? Ela é considerada por muitos como uma das maiores personalidades femininas na história da literatura. Nascida no interior da Inglaterra em uma cidade chamada Steventon, em 1775, Jane foi uma das primeiras escritoras a ser amplamente reconhecida ainda em vida.

Sua família pertencia à burguesia agrária da época, e seu pai era o reverendo George Austen que, além de atuar na agricultura, também era uma espécie de professor particular para várias crianças da cidade onde moravam. Por isso, Jane Austen obteve pouca instrução fora do âmbito familiar.

Jane possuía sete irmãos e entre eles somente uma mulher, Cassandra Austen. As duas eram muito amigas e muito do que se sabe sobre a vida da escritora foi descoberto em cartas que elas trocaram quando se tornaram adultas.

O contato com a literatura aconteceu ainda muito cedo. O pai de Jane era um ávido leitor de romances e, por isso, possuía muitas obras dentro de casa. O reverendo sempre instigou a leitura e a escrita em todos os seus filhos, mas ele percebeu desde cedo que uma de suas filhas tinha um grande dom.

Durante a adolescência, a jovem escreveu algumas obras para divertimento da família e sem grandes pretensões, como Love and Freinship [sic], de 1790. Em 1803, Jane conseguiu vender o seu primeiro romance pelo valor de 10 libras esterlinas, o Northanger Abbey. Porém, ele só foi publicado 14 anos depois.

Depois da morte do seu pai em 1805, a família Austen se deparou com problemas financeiros. Jane investiu na sua habilidade como escritora, desenvolveu romances como Sense and Sensibility e, em 1810, a obra foi aceita por um editor e publicada.

Sua primeira publicação foi anônima, somente com a assinatura “By a Lady”. O livro foi um sucesso, e isso a animou para tentar publicar outra obra. Em janeiro de 1813, Pride and Prejudice foi lançado e rapidamente foi aceito por toda a sociedade. Pouco tempo depois, sua identidade tornou-se conhecida por todos e ela passou a receber os créditos por seus livros.

Enquanto viva, ela também lançou Mansfield Park [1814], livro o qual todas as edições foram vendidas em menos de 6 meses, e Emma [1815], obra que Jane dedicou ao príncipe regente.

Em julho de 1817, Jane Austen faleceu devido a complicações na saúde, provavelmente Doença de Addison. Após a sua morte, foram publicadosPersuasion, obra completa, e Sandition, que estava incompleto.

Existem poucos retratos de Jane Austen. O único considerado autêntico é o que está presente em Memórias, de Austen-Leigh, feito por Cassandra. Além disso, existem dois museus em homenagem à autora: um localizado em Bath, cidade onde ela viveu boa parte da vida adulta, e outro em Chawton, lugar em que morreu.

Os livros de Jane Austen retratavam o cotidiano e os principais temas abordados eram o amor, o entretenimento e as dificuldades da vida. Além disso, a autora dava ênfase às descrições de seus personagens e dos lugares que eles frequentavam. A religião é algo presente em suas obras também, provavelmente por ser filha de um reverendo anglicano.

Jane Austen, mesmo se tornando famosa pelo seu trabalho, também enfrentou críticas de grandes escritores. Mark Twain, por exemplo, dizia que uma boa biblioteca é aquela que não possui nenhum exemplar da obra de Austen, mesmo que não exista nenhum outro livro. Charlotte Brontë também declarou abertamente que desprezava o trabalho de Jane.

Que tal tirar a sua própria conclusão? A seguir, baixe gratuitamente 8 obras de Jane Austen:

1.» Sense and Sensibility, de Jane Austen

2.» Pride and Prejudice, de Jane Austen

3.» Persuasion, de Jane Austen

4.» Northanger Abbey, de Jane Austen

5.» Emma, de Jane Austen

6.» Lady Susan, de Jane Austen

7.» Love and Freindship [sic], de Jane Austen

8.» Mansfield Park, de Jane Austen

Universia | 25/03/2014

Anúncios