Extensão do Chrome usa texto colorido para acelerar a leitura online


unnamedO aplicativo BeeLine Reader, para o Google Chrome, promete aumentar a velocidade de leitura utilizando um processo com fundamentos neuropsicológicos, principalmente no Teste de Stroop. O processo baseia-se na alteração gradual das cores das linhas. A técnica demonstra que os usuários percebem a cor do texto que estão lendo quer queiram, quer não.

O aplicativo se baseia no código open-source da expansão para leitura Readability, mas funciona de forma diferente. Enquanto o Readability melhora a experiência da leitura ao salvar os textos para serem lidos mais tarde, ou separando-os do site em questão para que fiquem mais leves, o BeeLine Reader altera a cor das linhas de forma gradual, o que impede que o leitor se perca ou leia a mesma linha mais de uma vez por engano, por exemplo.

Os desenvolvedores garantem que o programa não compromete o aproveitamento do texto. O serviço oferece um teste [disponível apenas em inglês] no site oficial para os mais céticos.

Após instalado, o aplicativo fica localizado do lado direito da barra de endereços do navegador, com a forma de uma abelhinha. Quando estiver lendo um artigo, basta clicar nele e você será levado a uma página exclusiva com o texto colorido, em fonte maior e sem propagandas. Ao lado esquerdo existem dois botões de configurações, onde é possível alterar o padrão de cores do texto, e um botão para retornar ao site original do texto.

O estranhamento, é claro, é inevitável. Os leitores estão acostumados a ler textos em blocos de apenas uma cor e não em um carnaval multicolorido de palavras. Mas é impossível negar a eficiência do programa. Depois de acostumar-se a diferença é facilmente percebida enquanto os olhos correm de uma frase para a outra com, aproximadamente – de acordo com o que dizem as pesquisas –, 10% a mais de velocidade do que em um texto comum.

Tech Tudo | 08/10/13