Davi e Golias do eBook


Por Greg Bateman | Publicado originalmente em Publishnews| 11/09/2013

Em surdina, por causa da animação da Bienal na semana passada, os primeiros tiros de uma nova batalha foram lançados. Davi e Golias começaram a batalha pelo futuro do e-book.

Davi

Uma start-up americana financiada por investidores chamada Oyster lançou recentemente um serviço do tipo “Netflix para livros”. Já falei sobre esse conceito antes e testei pessoalmente várias plataformas – da Nuvem de Livros ao Kindle Owners’ Lending Library. Acho que a Oyster tem os aparatos necessários para fazer o modelo dar certo: primeiro, uma biblioteca sólida com mais de 100 mil títulos do catálogo da HarperCollins e bestsellers como O Senhor dos Anéis; segundo, uma interface muito bem desenhada – o tipo de experiência que poderia atrair não leitores a se juntar à revolução do e-book [apesar de estar disponível apenas para o iPhone por enquanto]. O preço mensal é razoável, US$ 9,95 por mês, praticamente o mesmo de uma assinatura do Spotify [de música] e Netflix.

Golias

Sempre se reinventando, a Amazon lançou o Matchbook, um programa que tem o potencial de acelerar as vendas de livros impressos e digitais. A ideia é simples: para qualquer livro impresso incluído no programa comprado nos últimos 18 [!] anos, o leitor pode pagar mais $1, $2 ou $3 pela versão em e-book. Como isso ajuda as vendas de livros impressos? Bem, os leitores podem comprar um livro impresso sabendo que o conteúdo adquirido estará “a prova do futuro” e universalmente acessível na nuvem. Para leitores que já possuem bibliotecas de papel, pode ser um caminho para a digitalização completa do acervo pessoal por uma fração do custo dos originais impressos.

Mas, na verdade, Davi e Golias estão se juntando para lutar contra um inimigo comum da indústria editorial: a pirataria. Com acesso barato e universal a catálogos de e-books, o incentivo de fotocopiar ou baixar cópias ilícitas tende a zero.

O que vocês acham desses programas? Os preços são acessíveis para o público brasileiro? Adoraria ouvir suas opiniões:greg@hondana.com.br

Greg Bateman

Greg Bateman

Por Greg Bateman | Publicado originalmente em Publishnews| 11/09/2013

Greg Bateman, expert em tecnologia e empreendedor do negócio de e-books, é conhecido pelo seu envolvimento na criação de produtos extremamente bem-sucedidos, como os smartphones da Samsung e o Kindle, da Amazon. Na Vook, ele desenvolveu uma eficiente cadeia de produção de centenas de e-books por semana. Greg, que nasceu nos Estados Unidos, viveu nove anos no exterior, onde intermediou várias parcerias envolvendo Coreia, China, Japão e EUA. Hoje mora no Brasil, em São Paulo. Ele é pesquisador visitante da Universidade de Tóquio, tem duas graduações pela Universidade da Califórnia em Berkeley [engenharia elétrica/ciência da computação e literatura japonesa] e um MBA pela Columbia Business School.

A coluna E-Gringo discute a fundo o negócio e o lado técnico dos e-books a partir de uma perspectiva global. Às quartas-feiras, quinzenalmente, ela vai apresentar plataformas e tendências do mundo todo e, claro, do Brasil. Para enviar comentários, escreva para greg@hondana.com.br .