2 pensamentos sobre “Qual leitor de eBook Reader comprar?

  1. Bom, sou obrigado, apesar de ter gostado do vídeo, a fazer um adendo.

    A questão não é se você PODE ler e-books comprados de outras lojas no Kindle. A questão é se o aparelho (e a varejista ao qual ele está ligado) me permitem fazer isso. Porque aí entra a questão do DRM. A Amazon usa DRM próprio, na medida em que tem um formato próprio (mobi), ao contrário da maioria das outras lojas, que usam DRM da Adobe e comercializam e-books no formato ePub. Para ler no Kindle um e-book comprado, digamos, na Saraiva, eu preciso fazer o processo descrito no vídeo, importar através do Calibre. O que faltou dizer é que, fazendo isso, eu tiro do DRM do e-book comprado na Saraiva. Não é um procedimento exatamente padrão.

    (Não estou dizendo que concordo com DRM. Não concordo. Acho uma droga, uma proteção de mentira, que no geral prejudica o consumidor. Mas ele está lá. E ler certos e-books comprados em certas lojas em certos aparelhos envolve necessariamente quebrá-lo.)

    Aí entra outra questão: há eReaders ligados a varejistas, da mesma maneira que o Kindle é ligado à Amazon, que me permitem ler e-books comprados em outras lojas sem a necessidade da quebra do DRM. Pode parecer um argumento fraco (afinal, é tão simples quebrar DRM, certo?), mas a meu ver o que fica evidente no fato de certas varejistas me permitirem ler e-books de concorrentes em seus aparelhos é o desejo explícito de não prender o leitor. Consigo tranquilamente ler um e-book que comprei na Gato Sabido no meu Kobo Touch. Um amigo meu que tem um Nook pode comprar um e-book na Saraiva e lê-lo. Em ambos os casos, não há necessidade de quebrar o DRM. Se eu tivesse um Kindle, eu teria de fazê-lo. Acho que esse é um elemento importante, pois indica se uma loja quer ou não te prender a ela. E sim, considero isso um aspecto importante na hora de decidir que eReader comprar. Minha decisão pelo Kobo, por exemplo, se deu nessas bases.

    Enfim, não é discordando do conteúdo do vídeo, apenas achei que seria importante acrescentar esses detalhes.

    Grande abraço, e um ótimo ano novo.

    :)

Os comentários estão desativados.