IDPF irá lançar ferramenta para avaliar suporte de eReaders ao ePub3


O IDPF [International Digital Publishing Forum], entidade que organiza a padronização dos livros digitais, lançará em breve uma ferramenta de testes para avaliar o grau de compatibilidade de eReaders, apps e softwares, com o formato EPUB3.

Como paulatinamente as editoras estão descobrindo, é possível criar eBooks ricos e interativos sem tecnologia proprietária, usando o padrão EPUB3 e HTML5… só não é possível usá-los em todos os aparelhos, já que o suporte ao formato EPUB3 varia barbaramente conforme o fabricante/desenvolvedor do eReader.

A expectativa do IDPF com a nova ferramenta é revelar com mais clareza quem não dá suporte completo ao formato, quais recursos já são aceitos por algumas empresas e quais ainda não são. O exemplo dado por Bill McCoy, diretor executivo do IDPF, é o aplicativo iBooks da Apple: embora suporte vários recursos do EPUB3, o iBooks não suporta alguns elementos de Javascript e outros recursos. A ideia da nova ferramenta, portanto, é mostrar o que está faltando em cada eReader para o formato EPUB3 funcionar por completo.

Por Eduardo Melo | Revolução eBook | 03/10/2012 –

Um pensamento sobre “IDPF irá lançar ferramenta para avaliar suporte de eReaders ao ePub3

  1. Xiph Montgomery Fundação anteriormente liderou o desenvolvimento de Ogg Vorbis , um codec aberto e livre de royalties de áudio que estava em um suposto ponto de substituir o popular formato MP3. MP3 foi desenvolvido pelo alemão Fraunhofer Institute, que tem sido o licenciamento do codec para uso comercial desde então. Qualquer um usando MP3 para um serviço de música comercial tem de desembolsar mais de 2 por cento das receitas geradas com o formato eo uso do codec em aplicações como o iTunes ou até mesmo jogos de vídeo custa dinheiro também.

Os comentários estão desativados.