Zamzar, serviço on-line de conversão de eBooks


Uma das situações mais incômodas que um usuário de computador pode encontrar é ter que abrir um arquivo num formato que não é compatível com nenhum programa instalado no equipamento que está sendo usado.

Nessas horas, se você tiver uma conexão com a internet, o site “Zamzar” pode ser sua salvação. Ele oferece serviço de conversão de arquivo que cobre os principais formatos existentes de vídeo, áudio e imagem.

O funcionamento do site é muito simples. Na tela inicial você pode escolher entre fazer o upload de um arquivo do seu PC para o site ou então informar a URL do documento na internet no campo Step1.

O campo Step 2 mostra quais são os formatos possíveis de serem gerados. São dezenas de formatos, incluindo e-books e arquivos compactados.

A terceira etapa pede o seu e-mail, pois o site irá enviar um aviso com um link para download. A quarta etapa consiste em clicar no botão Convert.

O serviço de conversão é gratuito e permite o envio de arquivos com até 100 Mbytes. Se fizer uma assinatura, o usuário passa a ter um espaço para gerenciar os arquivos. Nesse caso o tamanho máximo do arquivo aumenta para 1 Gbyte e o espaço de armazenamento é de 100 Gbytes.

É possível selecionar vários arquivos para conversão, mas eles precisam ser todos do mesmo tipo.

Os arquivos ficam disponíveis 24 horas a partir do momento que você receber o e-mail.

O site também é uma boa opção para baixar e converter vídeos que estão na internet. Nesse casso, basta informar na guia Download Videos o endereço completo do vídeo no campo Step 1. Depois é só escolher o formato desejado no campo “Step 2” e informar o e-mail. O tempo de conversão vai depender do tamanho do arquivo.

Por José Antonio Ramalho | Publicado originalmente em Folha.com | 23/02/2012 – 15h30