Jean Paul Jacob no Fórum Internacional do Livro Digital


Jean Paul Jacob estará participando do Fórum do Livro Digital com a palestra: “O futuro já não é mais o que era!”, dia 11/08, das 18h às 19h30. Ele é brasileiro e vive em Berkeley, na Califórnia [EUA]. Considerado guru do mundo digital, Jacob é pesquisador emérito da IBM e cientista consultor residente na Universidade da Califórnia.

Como será a sua palestra?

Durante minha palestra, “O Futuro já não é mais o que era!”, faremos um passeio [com guia] por cenários que poderão fazer parte de sua vida no futuro a longo e curto prazos. O mundo físico em que vivemos está sendo ampliado por muitos mundos digitais virtuais. No cinema, uma cena de grande perigo para um ator ou atriz é, na verdade, “vivida” por desenhos ultra-reais produzidos por tecnologia digital.

E as transformações no mundo dos livros?

Nesse mundo estão os leitores eletrônico-digitais [e-readers] que usam tinta eletrônica, como o Kindle, o iPad etc. É nesse mundo virtual, em que os átomos foram substituídos por bits, que vamos explorar novas paisagens nunca antes imaginadas. Páginas de livros e revistas, por exemplo, terão a possibilidade de mostrar um vídeo e até manter um diálogo por voz com o usuário. Outro aspecto a ser visitado é o conceito de “leitura colaborativa”. O que será isso? O que mais está “lá fora” pronto para invadir as nossas vidas? Eu irei mostrar exemplos dessa invasão digital e outros mundos virtuais como sensores, redes sociais, saúde & medicina, web 3D, Internet do futuro, além de muitas inovações que estão por vir. Será um passeio pelo futuro!

Treviso Comunicação

4 pensamentos sobre “Jean Paul Jacob no Fórum Internacional do Livro Digital

  1. Querido Sr. Jacob,

    Eu aprecio muito o seu trabalho, porém o iPad não usa tinta eletrônica, como o Kindle, e também não é um e-reader, é um tablet, beleza?

    Ednei Procópio

  2. Prezado Ednei,

    Obrigado por sua otima observacao. Gostei. Realmente as tecnologias de display do iPad e do Kindle sao diferentes, mas a tela do iPad usa “LED backlit” e o D do LED e’ para diodo, que e’ um componente eletronico, portanto tomei a liberdade de usar “tinta eletronica” para ambos.Quanto ao iPad ser mais que um e-reader, concordo. A palavra tablet refere-se ao formato fisico. .

  3. Jean Paul,

    Acabei de ver esta noticia sobre sua palestra que está acontecendo neste exato instante. São 19:19 do dia 11/08/2010. Incrivel esta Internet !

    Já falei contigo há mais de 20 anos quando inclusive tu me auxiliastes quando eu estava tentando estudar na California em 1989… Acabei indo pra Boston University. Nao sei se te lembras de mim, o Marcelo Valentim de Florianopolis. Hoje estou no Banco Central em Brasilia e gostaria muito de te ver novamente. Quando vens pra Brasilia ?

    Grande abraço,
    Marcelo

Os comentários estão desativados.