Vivo negocia lançar iPad 3G em 2010


A Vivo negocia com a Apple o lançamento do iPad. A previsão da operadora é que o “tablet” da fabricante americana chegue ao Brasil ainda neste ano. O interesse da Vivo, bem como o das demais operadoras, é colocar no mercado brasileiro a versão 3G do iPad.

Esse modelo será vendido desbloqueado. Os planos de dados [para conexão à internet] que as operadoras venderão atrelados ao iPad poderão ser cancelados sem ônus para o cliente desde que ele avise com um mês de antecedência. No Brasil, ainda não se sabe como será o modelo de negócio.

Antes de definir preços, a Vivo ainda aguarda uma resposta sobre a viabilidade técnica do iPad. Nos EUA, os chips embarcados no equipamento são diferentes dos chips empregados no Brasil. Seria preciso uma adaptação para que eles funcionassem na rede da Vivo e na das demais operadoras.

Além das questões técnicas, existe também um entrave legal. A marca “iPad” no país pertence a uma empresa chamada Transform Tecnologia de Ponta. A Apple teria de negociar com ela o direito de uso do nome para lançar o produto.

Folha de S. Paulo – 18/04/2010 – Por Julio Wiziack