Scanner lê livros e textos em voz alta


Book Reader é indicado para pessoas com deficiências visuais; aparelho não funciona com o Windows 7

Neste artigo avaliamos o Plustek Book Reader V100, um scanner [digitalizador] de mesa que, além da função de digitalizar documentos e materiais impressos, inclui um software de OCR [Optical Character Recognition], usado para reconhecer textos a partir das imagens digitalizadas, e um software TTS [Text-to-Speech], de síntese de voz, que permite “falar” os textos para o usuário.

Esse conjunto, formado pelo equipamento de digitalização e por um pacote de programas adicionais, é uma ferramenta que pode ser de grande utilidade para pessoas com deficiências visuais e problemas de acessibilidade a textos e livros impressos tradicionais. Além disso, também se apresenta como um recurso bastante interessante para usuários que preferem ouvir a narração de um texto, têm dificuldade para ler textos com letras muito pequenas ou, ainda, desejam aprender como ler e pronunciar textos em português e inglês.

O Plustek Book Reader V100 permite digitalizar diferentes tipos de material impresso, podendo salvar esses documentos em disco, com a opção de gerar um arquivo [em diversos formatos gráficos]; permite extrair e reconhecer textos presentes em imagens e documentos digitalizados [OCR], gerando arquivos em formato TXT e PDF; realiza a leitura de textos digitalizados ou obtidos a partir de um arquivo em formato PDF, que poderá ser narrado por uma voz agradável e de boa entonação, nos idiomas português ou inglês; permite salvar o texto falado em arquivos de áudio [em formatos MP3 ou WMA]; permite ainda ler em voz alta os comandos e menus acessados no computador, assim como o texto que o usuário está digitando em uma determinada janela de uma aplicação qualquer do PC; oferece também uma lupa para ampliar a tela e os textos nela contidos, que podem ser lidos.

O Book Reader é de fácil uso. Basta colocar um documento ou livro no scanner e pressionar uma das três grandes teclas de função do painel frontal do equipamento, que definem o tipo de documento digitalizado [colorido, preto e branco ou texto puro]. O scanner irá digitalizar o texto e em seguida ativar automaticamente o programa de leitura do texto [TTS].

Também é possível digitalizar o texto disposto em diferentes orientações -livro aberto, virado de lado ou virado para cima/baixo. O programa identifica automaticamente a orientação do texto digitalizado e reconhece o texto de modo inteligente [separando imagens e gráficos da parte textual]. O programa de síntese de voz permite ajustar a velocidade da narração e do volume, assim como pode repetir sentenças e soletrar palavras.
O Plustek Book Reader V100 tem como requisitos o uso de um computador PC com sistema operacional Windows 2000 ou XP. A conexão é feita pela porta USB. O equipamento vem com um CD-ROM de instalação com os softwares necessários para a utilização.

Testes realizados

O aparelho pode ser facilmente instalado e opera corretamente nos sistemas indicados pelo fabricante: Windows 2000 e XP. Também foi verificado que é possível utilizá-lo no Windows Vista 32 bits, mas isso pode requerer mais atenção e ajustes no processo de instalação. Cabe salientar que não foi possível utilizar o equipamento no Windows 7.

Os drivers e os softwares de uso do equipamento não estão disponíveis na internet, apenas no CD-ROM. Caso o usuário necessite, deve solicitar um novo CD-ROM ao fabricante.

O manual de instalação é simples e a documentação é bastante limitada, assim como as informações disponíveis na internet. Apesar disso, a instalação e o uso são intuitivos.

O sistema apresentou um desempenho muito bom no reconhecimento automático do posicionamento do texto, aceitando inclusive documentos inseridos de modo incorreto no scanner [com certa inclinação].

O sistema OCR surpreendeu pela capacidade de extrair corretamente textos de diferentes tipos de documento: desde textos impressos com os mais diversos tipos de fonte de caracteres, em diferentes tamanhos, com diferentes espaçamentos entre linhas, com fundo colorido e até textos de jornais e bulas de remédios. O sistema OCR desempenha correta e adequadamente sua função -apenas não foi capaz de reconhecer textos com letras cursivas [impressas] ou qualquer tipo de texto manuscrito, o que é usual para esse tipo de sistema.

O sistema de síntese de voz foi capaz de reproduzir textos de modo bastante adequado e claro, sendo capaz de falar textos, números e siglas. O sistema só não é capaz de identificar palavras de outros idiomas misturadas a um texto, o que leva à pronúncia incorreta de certas palavras estrangeiras.

Conclusão

O Book Reader da Plustek é uma ferramenta de grande valor para pessoas com deficiências visuais e/ou limitações de acessibilidade a documentos e textos. O equipamento fornece um conjunto bastante atrativo de ferramentas e funcionalidades, sendo atrativo inclusive para outros tipos de usuário. O Book Reader é simples de usar e cumpre muito bem suas funções, mas possui uma documentação e manuais limitados e, na versão atual do equipamento, não foi possível a instalação e o uso no Windows 7.

Publicado originalmente em Folha de S. Paulo | 14/04/2010

FERNANDO SANTOS OSÓRIO
GUSTAVO PESSIN
LEANDRO CARLOS FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA