Amazon propõe novo sistema de pagamentos a autores


A livraria on-line Amazon vai propor um novo modo de remuneração aos autores e editoras pela publicação de seus livros no leitor digital Kindle, podendo então aumentar sua parcela no preço de venda, informou o grupo na quarta-feira.

Esse modo de pagamento, que estará disponível a partir de 30 de junho, será uma opção. As editoras e os autores poderão escolher entre esse sistema de pagamento de direitos autorais ou o pagamento antecipado, indica ainda a Amazon.

A Amazon pagará aos autores e às editoras que escolherem a nova opção 70% do preço de venda do livro, com exceção dos gastos da edição impressa do livro.

Para ter esse direito, os livros publicados deverão cumprir algumas condições: o exemplar eletrônico deverá custar entre 2,99 e 9,99 dólares e ser 20% mais barato que o preço do livro impresso.

Em 5 de janeiro, o grupo norte-americano Kindle anunciou o lançamento do Kindle DX, versão em grande formato de seu leitor eletrônico, particularmente adaptado para a leitura de jornais e livros de cursos universitários.

France Presse – 20/01/2010