Conheça sites para baixar livros gratuitos


É vasta a oferta de sites com livros eletrônicos para download – isso se você procura obras da literatura brasileira e internacional em domínio público ou lançamentos em inglês. Ainda há poucos títulos comerciais em português disponíveis em forma de e-book.

O site Domínio Público [www.dominiopublico.gov.br], do Governo Federal, traz na íntegra obras de escritores como Machado de Assis e Fernando Pessoa. O portal também destaca uma edição de “A Divina Comédia” [Dante Alighieri] em português.

A maioria dos livros disponíveis no Domínio Público está no formato PDF, que pode ser lido no programa Adobe Reader e em alguns aparelhos leitores de e-books. Mas a obra completa de Machado de Assis, por exemplo, pode ser consultada diretamente do navegador, no formato HTML.

Outra fonte valiosa de livros em domínio público com texto completo é o Project Gutenberg [www.gutenberg.org], que se diz o primeiro produtor de livros eletrônicos e agrega títulos em diversas línguas.

Os livros no Project Gutenberg estão disponíveis em vários formatos, como ePub  [usado no Kindle, por exemplo], PDF, HTML e Mobipocket [para celulares].

No Google Livros [www.books.google.com.br] há obras com visualização parcial ou integral. São poucos os livros disponíveis para download -a maioria só pode ser lida no site. Fuçando, é possível se deparar com boas surpresas, como uma tradução em português de “A Metamorfose” [Franz Kafka] na íntegra.

Rafael Capanema – Folha de S.Paulo – 07/04/2010

About these ads
%d blogueiros gostam disto: